Mulher de preso nunca está sozinha: gênero e violência nas visitas à prisão

Natália Bouças do Lago

Resumo


Neste artigo, exploro as tensões e relações que permeiam os trânsitos entre dentro e fora da prisão a partir de mulheres que não estão presas, mas entram na prisão como visitas. A etnografia se desenvolve nos “bastidores” do processo de visitação: uma pensão situada em um município do oeste paulista que recebe, nos fins de semana, mulheres que se deslocam de diversas partes do estado para visitar seus maridos e filhos. A pensão, além de servir de pouso, é um dos locais onde mulheres trocam bens, informações e histórias sobre os inúmeros momentos de entrada e saída das prisões. Tais interlocuções ocorrem em meio a tensões e envolvem vínculos de solidariedade, disputas e produção de diferenças entre as mulheres, que articulam a figura da mulher de preso.

Palavras-chave


Prisão – Violência – Gênero.

Texto completo:

PDF

Referências


BIONDI, Karina. Junto e Misturado: Imanência e Transcendência no PCC. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, 2009.

CARSTEN, Janet (org.). Cultures of relatedness: new approaches to the study of kinship. Cambridge University Press, 2000.

COMFORT, Megan. Doing time together: love and family in the shadow of the prison. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.

DAS, Veena. Life and words: violence and the descent into the ordinary. University of California Press, 2007.

FELTRAN, Gabriel de Santis. Fronteiras de tensão: um estudo sobre política e violência nas periferias de São Paulo. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2008.

________. Crime e castigo na cidade: os repertórios da justiça e a questão do homicídio nas periferias de São Paulo. In: Caderno CRH, v. 23, n. 58, 2010, pp. 59-73.

FERRAZ DE LIMA, Jacqueline. Mulher fiel: as famílias das mulheres dos presos relacionados ao Primeiro Comando da Capital. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, 2014.

GODOI, Rafael. Fluxos em cadeia: as prisões em São Paulo na virada dos tempos. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2015.

LAGO, Natália; ZAMBONI, Marcio. Políticas sexuais e afetivas da prisão: gênero e sexualidade em contextos de privação de liberdade. Caxambu: 40º Encontro da ANPOCS, 2016.

MALLART, Fábio. Cadeias dominadas: a Fundação CASA, suas dinâmicas e as trajetórias de jovens internos. São Paulo: Terceiro Nome, 2014.

MARQUES, Adalton. Crime, proceder, convívio-seguro. Um experimento antropológico a partir de relações entre ladrões. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e

Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2009.

MCCLINTOCK, Anne. Couro Imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

MOUTINHO, Laura. Diferenças e desigualdades negociadas: raça, sexualidade e gênero em produções acadêmicas recentes. In: Cadernos Pagu (42), 2014, pp. 201-248.

PADOVANI, Natália C. Sobre casos e casamentos: afetos e “amores” através de penitenciárias femininas em São Paulo e Barcelona. Tese (Doutorado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, 2015.

PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. In: Sociedade e Cultura, v.11, n.2, 2008, pp. 263-274.

RICORDEAU, Gwénola. Entre dedans et dehors: les parloirs. In: Politix, 2012/1 No 97, p. 101-123.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, 16(2), jul.-dez de 1990, pp. 5-22.

SILVESTRE, Giane. Dias de visita: uma sociologia da punição e das prisões. São Paulo: Alameda, 2012.

SIMÕES, Júlio A.; FRANÇA, Isadora L.; MACEDO, Marcio. Jeitos de corpo: cor/raça, gênero, sexualidade e sociabilidade juvenil no centro de São Paulo. In: Cadernos Pagu (35), 2010, pp. 37-78


Apontamentos

  • Não há apontamentos.