Extensão universitária em direitos humanos: tocando em frente a consolidação do Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba

Eduardo Fernandes de Araújo, Hugo Belarmino de Morais, Ludmila Cerqueira Correia, Nelson Gomes de Sant’Ana e Silva Junior, Tatyane Guimarães Oliveira

Resumo


O objetivo do presente artigo é apresentar sucintamente a experiência do Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (CRDH/UFPB) enquanto mecanismo de extensão e pesquisa universitária em direitos humanos. Após um pequeno percurso histórico e teórico, refletimos sobre o processo de criação dos projetos de pesquisa e extensão temáticos do Centro e quais seus principais desafios atualmente, com a recente criação de uma equipe técnica multidisciplinar. Tais processos
indicam uma estratégia mais integrada entre a construção de saberes e fazeres voltados às demandas sociais e a necessária qualificação técnica, política e jurídica de forma interdisciplinar para lidar com as violações de direitos humanos.


Palavras-chave


Centro de Referência em Direitos Humanos – Extensão Universitária – Direitos Humanos

Texto completo:

PDF

Referências


AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1998.

ARAÚJO. Eduardo Fernandes. Agostinha – Por três léguas em quadra: A temática quilombola na perspectiva global-local. 2008. 217f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2008.

CORREIA, Ludmila Cerqueira. Avanços e impasses na garantia dos direitos humanos das pessoas com transtorno mental autoras de delito. 2007. 174f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2007.

DAVIDSON, Alastair; WEEKLEY, Kathleen. Gramsci e os direitos humanos. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Paula (orgs.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 83-99.

FACHIN, Luiz Edson. Estatuto do Patrimônio mínimo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

FARIA, José Eduardo (org.). Direitos humanos, direitos sociais e justiça. São Paulo: Malheiros, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. “Edição comemorativa de 70 anos” SHWARCZ, Lila et al. (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PIOVESAN, Flávia (coord.). Direitos Humanos, globalização econômica e integração regional: desafios do direito constitucional internacional. São Paulo: Max Limonad, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL, 2003. Relatório apresentado por ocasião da audiência, realizada em 27 de fevereiro de 2003, durante o 117º período de sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da

Organização dos Estados Americanos.

SOUSA, Luísa Andrade. De “moreno” a “quilombola”: o antropólogo nas comunidades remanescente de quilombo. In: FLEISCHER, Soraya et al. (org.). Antropólogos em ação: experimentos de pesquisa em direitos humanos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.p. 151-163.

TOSI, Giuseppe. Os desafios atuais dos Direitos Humanos. In: LYRA, Rubens Pinto (org.). Estado e Cidadania: de Maquiavel à democracia participativa. João Pessoa: Editora Universitária-

UFPB, 2005.

WOLKMER, Antonio Carlos (org.). Direitos Humanos e filosofia jurídica na América Latina.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. A extensão e os desafios da educação em Direitos Humanos. In: SILVA, Aida Maria Monteiro (org.). Educação superior: espaço de formação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.