Interdisciplinaridade como necessidade de articulação dos conhecimentos no campo dos Direitos Humanos

Aline S. L. Medrado, Ricardo B. Lima

Resumo


A crise na proteção aos direitos humanos persiste, apesar das tentativas de controle e repressão apresentadas ao longo da sua história, e, quando encaminhada ao campo do saber, parece gerar uma problemática ainda maior, uma vez que se reduz a uma produção de conhecimentos que partem de uma multiplicidade de perspectivas ideológicas, perdendo os estudos interpretativos e analíticos de seus fundamentos, sua centralidade. A crise nesse campo apresenta-se também como crise epistemológica,
e requer novos caminhos e metodologias capazes de orientar uma nova forma de construção do saber que permita realizar uma análise integral do real. Estas considerações defendem a necessidade de fundar uma concepção interdisciplinar no campo de conhecimentos dos direitos humanos. Nosso campo de pesquisa forma-se diante do duplo desafio, de crise societária e crise paradigmática. Reivindica tratar a problemática dos direitos humanos a partir de um profundo e amplo diálogo entre as especialidades científicas como um todo e com o senso comum, ao tempo em que vivemos um contexto de transição paradigmática da ciência moderna, diante da emergência da perspectiva interdisciplinar. 


Palavras-chave


Ciência – Interdisciplinaridade – Direitos Humanos.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Fábio Roque da Silva. A ruptura do paradigma cartesiano e alguns dos seus reflexos jurídicos. Revista CEJ, Brasília, Ano XIII, n. 46, p. 78-86, jul./set. 2009.

ARCELO, A. A. B. O Discurso dos Direitos humanos sob a ótica da Teoria Crítica da Sociedade. Revista da Faculdade Mineira de Direitos, v.15, nº 30, jul/dez. 2012 – ISNN 1808-9429.

BITTAR, Eduardo D. B. O direito na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983.

DESCARTES. Discurso do Método e as Paixões da Alma. Lisboa, Sá da Costa, 1984.

DOGAN, Mattei. Fragmentação das Ciências sociais e recombinação de especialidades em torno da Sociologia. In: Revista Sociedade e Estado, volume XI, nº 1, Jan/Jun. 1996.

DOUZINAS, Costas. O Fim dos Direitos Humanos. Tradutora Luzia Araújo. Editora Unisinos, São Leopoldo, 2009.

DURKHEIM, B. As Regras do Método Sociológico. Lisboa, Presença, 1980.

GIUSTINA, Osvaldo Della. A Revolução do Terceiro Milênio: humanização da sociedade. Rio de Janeiro: Litteris. 2000.

HERRERA FLORES, Joaquín. A (re)invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

KNELLER, G. F. A Ciência como Atividade Humana – A Ciência na História. Tradução: Antonio José de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1980.

LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental, a reapropriação social da natureza. Tradução de Luis Carlos Cabral, Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2006.

____. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela; revisão técnica Paulo Friere Vieira. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.

____. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo dos saberes. Tradução de Gloria Maria Vargas. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

LUPETTI BATISTA, Barbara. A pesquisa empírica no Direito: obstáculos e contribuições. In Kant de Lima, R., L. Eibaum & L. Pires (orgs.). Conflitos, Direitos e Moralidade em Perspectiva

Comparada (volume II). Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2010.

NEVES, Marcelo. A força simbólica dos direitos humanos. Revista Eletrônica de Direito do Estado, Salvador, Instituto de Direitos Público da Bahia, nº 4, outubro/novembro/dezembro, 2005. Disponível em: http://www.direitodoestado.com.br. Acesso em out 2014.

RODRIGUES, Vinicius Gonçalves. A crise do positivismo jurídico e a necessidade de mudança de paradigma. In:Âmbito Jurídico, Rio Grande, IX, n. 35, dez 2006. Disponível em: . Acesso em set 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Ciências, 7a edição. Porto: Edições Afrontamento, 1995.

_____. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2001.

_____. Os direitos humanos na pós-modernidade. Coimbra: Oficina do CES, 1989.

SARLET, Ingo Wolfgang. Os Direitos Sociais como Direitos Fundamentais: contributo para um balanço aos vinte anos da Constituição Federal de 1988, Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica. 20 Anos de Constitucionalismo Democrático – E Agora? Porto Alegre – Belo Horizonte, 2008, p. 163- 206.

SCHMIDT, Andrei Zenkner. O método do direito penal: sob uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.