Educação em Direitos Humanos para os profissionais de segurança pública: desafios e possibilidades da matriz curricular nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Jonas Rodrigues de Morais

Resumo


Este artigo objetiva analisar os desafios e as possibilidades da Matriz Curricular Nacional como um instrumento para a educação em direitos humanos na segurança pública. Na América Latina a educação em direitos humanos é uma prática nascida das lutas contra as ditaduras militares. O autoritarismo na segurança pública persistiu com a transição democrática brasileira. Urge a inserção dos direitos humanos nos cursos de formação policiais, mas a tarefa apresenta desafios a sua efetivação. O trabalho analisa os
instrumentos legais de direitos humanos e conclui que a Matriz Curricular Nacional é um referencial para os cursos de formação na segurança pública, mas deve ser aperfeiçoada como referencial para a educação em direitos humanos.


Palavras-chave


Educação em Direitos Humanos – Segurança Pública – Matriz Curricular Nacional

Texto completo:

PDF

Referências


ANISTIA INTERNACIONAL. Tortura e maus-tratos no Brasil: desumanização e impunidade no sistema de justiça criminal. Porto Alegre: Nova Prova, 2001.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro, Campus, 1992.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2006/ Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. - Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006.

______. Matriz Curricular Nacional: para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Ministério da Justiça/SENASP, 2008.

______. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, revisada e atualizada. Brasília: SDH/PR, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.

KANT DE LIMA, Roberto. Políticas de Segurança Pública e seu impacto na Formação Policial: considerações teóricas e propostas práticas. In: ZAVERUCHA, Jorge & BARROS, Maria do Rosário Nascimento. Políticas de Segurança Pública: dimensão da formação e impactos sociais. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Escola de Governo e Políticas Públicas/Editora Massangana (Série Gestão Pública e Cidadania), 2002.

MAIA, Luciano Mariz. Do controle judicial da tortura institucional no Brasil à luz do Direito Internacional dos Direitos Humanos. 2006. 403f. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2006.

MESQUITA NETO, Paulo de. Segurança, justiça e direitos humanos no Brasil. In: LIMA, Renato Sergio de; PAULA, Liana de (orgs.). Segurança Pública e Violência: o Estado está cumprindo o seu papel? São Paulo: Contexto, 2006.

PINHEIRO, Paulo Sérgio et al. Continuidade Autoritária e Construção da Democracia. Relatório Parcial de Pesquisa, Núcleo de Estudos da Violência da USP. São Paulo, 1995.

PINHEIRO, Paulo Sérgio; MESQUITA NETO, Paulo de; Programa Nacional de Direitos Humanos: avaliação do primeiro ano e perspectivas. Estudos Avançados, v. 11, nº 30, p. 117-134, 1997.

PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 7.ed. - São Paulo: Saraiva, 2014.

SAPORI, L. F. Segurança pública no Brasil: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

SILVA, Suamy Santana da. Teoria e Prática da Educação em Direitos Humanos nas Instituições Policiais Brasileiras. Porto Alegre, RS: Edições CAPEC, 2003.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. O que é Educar em e para os Direitos Humanos? Cabo Verde. Curso de capacitação para os direitos humanos/Zé Muniz, 2008. (mimeo)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.