Políticas de segurança pública e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: da reivindicação à implementação

Cleyton Feitosa Pereira, Gustavo Gomes da Costa Santos

Resumo


Este artigo visa compreender como o Movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) e o Governo Federal tem buscado superar o cenário de violência homofóbica presente no Brasil. A partir de uma abordagem qualitativa, focamos a análise sob três aspectos: 1 - Demandas do Movimento LGBT no âmbito da segurança pública. 2 - Respostas governamentais a tais necessidades e 3 - Materialização das políticas de segurança pública para LGBT. Foram analisados os seguintes documentos: O “Relatório Resumido de Propostas do I Seminário Nacional de Segurança Pública e Combate à Homofobia”, o “I Plano Nacional LGBT” e o “Texto Base da 2ª Conferência Nacional LGBT”. As conclusões apontam para dificuldades na implementação dessas políticas em função de fatores complexos.


Palavras-chave


Direitos Humanos – LGBT – Segurança Pública – Políticas Públicas

Texto completo:

PDF

Referências


AVELAR, Rezende Bruno de; BRITO, Walderes; MELLO, Luiz. A (in)segurança pública que o estado brasileiro oferece à população LGBT: Mapeamento crítico preliminar de políticas públicas. In: http://portais.ufg.br/uploads/16/original_Texto_2_-_Geral_-_versao_final.pdf. Acesso em: 05/04/2014.

BORRILO, Daniel. Homofobia: História e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília: SEDH, 2011.

BRASIL, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Relatório de Violência Homofóbica no Brasil: O ano de 2012. Brasília: SEDH, 2013.

BRASIL, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Texto base da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT. Brasília: SEDH, 2009.

SILVA, Cláudio Nascimento (Org). Diretrizes para o Plano Nacional de Segurança Pública para o Enfrentamento da Homofobia: relatório resumido de propostas doI Seminário Nacional

de Segurança Pública e Combate à Homofobia. Rio de Janeiro: Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual e Movimento D’ELLAS, 2007.

SIMÕES, Julio Assis. Marcadores de diferença na “comunidade LGBT”: raça, gênero e sexualidade entre jovens no centro de são paulo. In: COLLING, Leandro (Org.). Stonewall 40 + o que no Brasil? Salvador: EDUFBA, 2011.

SIMÕES, Júlio Assis; FACCHINI, Regina. Na Trilha do Arco-Íris: Do movimento homossexual ao LGBT. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.