Adolescentes e o exercício da sexualidade: uma análise no espaço de privação de liberdade

Ingrydy Patrycy Schaefer Pereira

Resumo


Este artigo busca discutir acerca do exercício da sexualidade de adolescentes que estão em cumprimento de medida de privação de liberdade no Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE, localizado em João Pessoa, PB. A falta de elementos específicos no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA que garantam o exercício da sexualidade desses adolescentes gera inúmeras discussões sobre o que de fato se constitui como
direitos ou como regalia para esses indivíduos. Assim, o que vai garantir ou não o exercício da sexualidade nesses ambientes é a regulamentação de cada estabelecimento institucional, que descreve os direitos e deveres imputados a tais indivíduos, inclusive os relativos à sua sexualidade. Por meio do trabalho etnográfico, evidenciou-se que tais indivíduos exercem sua sexualidade de todo modo, seja ela legalmente ou não, segundo os trâmites institucionais, que são arraigados, de poder, disciplina e repressão.


Palavras-chave


Direitos – Sexualidade – Adolescentes – Privação de liberdade

Texto completo:

PDF

Referências


CHAZAN, Lillian Krakowski. Vestindo o jaleco: reflexões sobre subjetividade e a posição do etnógrafo em ambiente médico. In: Cadernos de campo, nº13, 2005.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1985.

_________. Vigiar e Punir: História da violência nas prisões; Petrópolis, Vozes,1986.

FRY, Peter; MACRAE, Edward. O que é homossexualidade. São Paulo: Abril Cultural, Editora: Brasiliense, 1985.

GIDDENS, A. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. 7. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

HASSEN, Maria de Nazareth Agra. Da visita íntima na prisão: a corporalidade negociada. In: Ondina Fachel Leal. (org.). Corpo e significado. 1 ed. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1995, v. 1, p. 267-294.

LEAL, Andrea Fachel. Uma antropologia da experiência amorosa: estudo de representações sociais sobre sexualidade. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

LEMGRUBER, Julita. Cemitério dos Vivos: análise sociológica de uma prisão de mulheres. 2. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1999.

NETTO, Thereza de Lamare Franco. Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos de adolescentes provados de liberdade: A experiência do CAJE-DF. Brasília: Unb, FSC, 2008.

PEREIRA, Ingrydy Patrycy Schaefer. Um papo cabeça: prevenção às DST/AIDS com os adolescentes internos do CEA. Monografia (Graduação em Serviço social) – Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, João Pessoa, 2013.

RUBIN, Gayle. “Reflexionando sobre el sexo: notas para una teoría radical de la sexualidad”. In: VANCE, Carole (org.). Placer y peligro: explorando la sexualidad femenina. Madrid: Revolución Madrid, 1989. p. 113-190.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999: 36-82.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.