A exploração do trabalho e o Serviço Social brasileiro: um posicionamento ético-político na direção dos Direitos Humanos e Sociais

Renato Tadeu Veroneze

Resumo


O objetivo central deste artigo é refletir sobre as condições de coisificação/retificação das relações e inter-relações sociais em meio ao processo de mercantilização e exploração da força de trabalho no sistema capitalista de produção enquanto violação dos direitos humanos e sociais e como as relações e inter-relações sociais passam a produzir e reproduzir a lógica do capital. A emergência da sociedade burguesa e o processo de industrialização gerado pela Revolução Industrial proporcionaram a ascensão do reinado da exploração do “homem pelo homem”. Assim, busca-se entender a complexidade da discussão dos direitos humanos e sociais no âmbito da formação e atuação do assistente social.


Palavras-chave


Mundo do trabalho – Serviço Social – Direitos Humanos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

BARROCO, Maria Lucia. Silva. Barbárie e neoconservadorismo: os desafios do projeto éticopolítico. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 106. São Paulo: Cortez, 2011, p. 205-218.

________. O significado sócio-histórico dos Direitos Humanos e o Serviço Social. Palestra apresentada na mesa: Conflitos Globais e a violação dos Direitos Humanos: a ação do Serviço Social. Conferência Mundial de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalho. Salvador (Bahia), 18/08/2008.

________. Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

________. A inscrição da ética e dos direitos humanos no projeto ético-político do Serviço Social. In Revista Serviço Social & Sociedade, nº 79, ano XXV. São Paulo: Cortez, 2004, p. 27-42.

BONETTI, Dilsea Adeodata (org.), [et. al.]. Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. São Paulo: Cortez, 2006.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2006.

CRESS/SP. Legislação Brasileira para o Serviço Social: coletânea de Leis, decretos e regulamentos para instrumentação do/a assistente social. 3ª Ed. São Paulo: CRESS/SP, 2008.

HARVEY, David. Para entender O Capital. Livro 1. trad. Rubens Enderle. São Paulo Boitempo, 2013.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

IAMAMOTO, Marilda Villela.O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KARL, Marx. O Capital. Livro I. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

________. Para a crítica da economia política. Trad. Edgard Malagodi. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

________. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Trad. Maria Antônia Pacheco. Lisboa: Avante, 1993.

MARTINELLI, Maria Lúcia. A pergunta pela identidade profissional do Serviço Social: uma matriz de análise. Texto de apoio didático, revisto e atualizado em set/2009. Mimeo, 2009.

NETTO, José Paulo. Capitalismo e reificação. São Paulo: Ciências Humanas, 1981.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PAIVA, Beatriz Augusto; SALES, Mione Apolinario. A nova ética profissional: práxis e princípios. Em: BONETTI, Dilsea Adeodata (org.), et. al. Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. São Paulo: Cortez, 2006, p. 174-208.

VERONEZE, Renato Tadeu. A realidade coisificada e reificada em tempos de manifestações sociais. Disponível em: http://revistas2.uepg.br/ojs_new/index.php/emancipacao/article/

viewFile/6244/4441.Ponta Grossa: Emancipação, 2014, p. 33-45.

________. Agnes Heller, indivíduo e a ontologia social: fundamentos para a consciência ética e política do ser social. Dissertação de mestrado apresenta ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob orientação da Profª Drª. Maria Lúcia Martinelli. São Paulo: PUC/SP, 2013.

YAZBEK, Maria Carmelita. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social. Em Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABESPSS,

, p. 143-163.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.